CRIANÇA E SEU COMPORTAMENTO DOS 0 AOS 5 ANOS  (dicas para pais e filhos) escrito em sexta 29 agosto 2008 09:41

avanços, bebe, cognitivo, comportamento, criança, desenvolvimento, emocional, etapas, idade, informação, orientação, reação, social

O QUE ESPERAR DO SEU FILHO

ATÉ 3 MESES

O QUE FAZ - LEVA AS MÃOS A BOCA, SUGA OS DEDOS, FAZ FORÇA COM BRAÇOS E PERNAS. aBRE E FECHA AS MÃOS. TENTA LEVANTAR A CABEÇA E O PEITO, ENQUANTO SUPORTA O PRÓPRIO PESO NOS COTOVELOS.

COMO REAGE - PARA CADA PROBLEMA, O BEBÊ  DESENVOLVE UM TIPO DIFERENTE DE CHORO, COMO O AGUDO E O INTENSO. SORRI E DÁ GRITINHOS QUANDO ESTÁ FELIZ OU AGITADO.

COMO SE COMUNICA - VIRA A CABEÇA QUANDO OUVE A VOZ DOS PAIS, ESPECIALMENTE A DA MÃE. COMEÇA A USAR AS MÃOS E OS OLHOS DE FORMA COORDENADA. IMITA ALGUNS SONS DE VOGAIS.

 

DE 4 A 7 MESES

O QUE FAZ- DEITADO, É CAPAZ DE ROLAR DE UM LADO PARA O OUTRO. MANTÉM O EQUILIBRIO SE FOR COLOCADO SENTADO. APANHA UM OBJETO, TRANSFERE-O DE UMA MÃO PARA OUTRA E COLOCA-O NA BOCA .

COMO REAGE - PODE SENTIR MEDO DE ESTRANHOS. RI DE CARAS ENGRAÇADAS, DEMONSTRA RAIVA QUANDO TIRAM UM BRINQUEDO DE SUA MÃO. IMITA INFLEXÕES E VOZ DAS PESSOAS EM REDOR.

COMO SE COMUNICA - TENTA ENCONTRAR OBJETOS QUE ESTAVAM A SUA FRENTE E QUE FORAM ESCONDIDOS. AO EXPLORAR UM BRINQUEDO _ OLHANDO, CHACOALHANDO, ATIRANDO-O AO CHÃO _, ESTÁ FORMANDO O CONCEITO DE CAUSA E EFEITO.

 

DE 8 MESES A 1 ANO

O QUE FAZ- COMEÇA A ENGATINHAR. FICA EM PÉ APOIANDO-SE EM MÓVEIS OU COM A AJUDA DE UMA PESSOA. USA POLEGARES E INDICADORES PARA SEGURAR OBJETOS

COMO REAGE - SORRI AO RECONHECER SUA IMAGEM NO ESPELHO. PODE RECLAMAR AO SER DEIXADO NO BERÇO OU NO CERCADO.

COMO SE COMUNICA - COMPREENDE O SIGNIFICADO DE ALGUNS GESTOS. BALANÇA A CABEÇA QUANDO NÃO QUER ALGUMA COISA, BATE PALMAS E MEXE AS MÃOS PARA DAR ADEUS. PODE APONTAR COM O DEDO O QUE DESEJA PEGAR.

 

DE 1 A 2 ANOS

O QUE FAZ - ANDA SOZINHO, SEM APOIO. RABISCA COM LÁPIS DE CERA. APONTA OBJETOS E PESSOAS USANDO O INDICADOR. COM 1 ANO E MEIO, COMEÇA A CORRER, CHUTAR BOLA E SUBIR EM MÓVEIS.

COMO REAGE - AINDA NÃO ENTENDE BEM AS REGRAS, MAS SORRI QUANDO É ELOGIADO E CHORA AO RECEBER UMA ADVERTÊNCIA. ZANGADO, ATIRA OBJETOS. É POSSESSIVO, NÃO GOSTA DE COMPARTILHAR BRINQUEDOS.

COMO SE COMUNICA - RECONHECE O PRÓPRIO NOME. SABE QUANDO UMA ILUSTRAÇÃO ESTÁ D CABEÇA PARA BAIXO. A PARTIR DOS 18 MESES, COMEÇA A CRIAR FRASES CURTAS. O VOCABULÁRIO PODE TER CINQUENTA PALAVRAS.

 

DE 2 A 3 ANOS

O QUE FAZ - ADORA DANÇAS, ACOMPANHA O RITMO DA MÚSICA BATENDO PALMAS. ESTÁ APTO A COMEÇAR O TREINAMENTO DA HIGIENE, ABANDONANDO O USO DE FRALDAS

COMO REAGE - TESTA COM FREQUENCIA A AUTORIDADE. É A FASE DO NÃO, NÃO E NÃO. BRINCA SOZINHO, MAS PREFERE COMPANHIA. OFERECE-SE PARA PARTICIPAR DAS ATIVIDADES DA CASA, COMO ARRUMAR A MESA.

COMO SE COMUNICA - O VOCABULÁRIO E A CONSTRUÇÃO DE SENTENÇAS AUMENTAM. PASSA A RECONHECER CATEGORIAS: CÃES E GATOS SÃO ANIMAIS, BOLA E BONECA SÃO BRINQUDOS. ENTENDE AS INSTRUÇÕES QUE RECEBE, MAS PODE SE RECUSAR A SEGUI-LAS.

DE 3 A 4 ANOS

O QUE FAZ - VESTE E TIRA A ROUPA SEM A AJUDA DE UM ADULTO. PEDALA UM TRICICLO. SEGURA LÁPIS OU CANETA NA POSIÇÃO CORRETA E JÁ CONSEGUE DESENHAR FIGURAS RECONHECÍVEIS.

COMO REAGE - TORNA-SE SOCIÁVEL COM AS DEMAI S CRIANÇAS . DEMONSTRA INTERESSE PELO SENTIMENTO ALHEIO. TENTA CONFORTAR OS PAIS SE PERCEBE QUE ESTÃO TRISTES.

COMO SE COMUNICA - COMPREENDE OS CONCEITOS DE IGUAL E DIFERENTE. É CAPAZ DE SEPARAR OS BRINQUEDOS POR TAMANHO, FORMA E COR. LEMBRA E CONTA HISTÓRIAS. COMEÇA A QUESTIONAR TUDO. É A POPULAR FASE DOS "PORQUÊS".

 

DE 4 A 5 ANOS

O QUE FAZ - COMEÇA A DOMINAR O USO DE TALHERES. É CAPAZ DE, COM UMA TESOURA, CORTAR UMA LINHA PONTILHADA. AGARRA BOLA EM MOVIMENTO. SALTA COM HABILIDADE.

COMO REAGE -  CONSEGUE COMPARTILHAR OS BRINQUEDOS E CEDER A VEZ, MAS NÃO SEMPRE. GOSTA DE PENSAR QUE ESTÁ GRANDE, FAZ TROÇA DOS PEQUENOS. QUER TOMAR AS PRÓPRIAS DECISÕES.

COMO SE COMUNICA - GOSTA DE INVENTAR E CONTAR AS PRÓPRIAS HISTÓRIAS. IDENTIFICA ALGUMAS LETRAS DO ALFABETO E NÚMEROS. DEMONSTRA INTERESSE EM SOLUCIONAR CHARADAS, DE PREFERÊNCIA ENGRAÇADAS, E MONTAR QUEBRA-CABEÇAS.

Fonte : Revista Veja Edição especial -  Criança do nascimnento aos cinco anos - artigo de Ana Cristina Gonçalves.

 

 

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.205.95.9) para se identificar     

Nenhum comentário
CRIANÇA E SEU COMPORTAMENTO DOS 0 AOS 5 ANOS


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para pinturaparaquartodebebe

Precisa estar conectado para adicionar pinturaparaquartodebebe para os seus amigos

 
Criar um blog